Recomendaçoes gerais para a competição

Sobre o dia do evento

No dia do evento, todo o acompanhamento dos resultados lançados pela equipe responsável poderá ser conferida em tempo real diretamente pelo aplicativo. Atletas e público deverão ser orientados pelas redes sociais a baixar nosso app na Apple Store e Google Play ou pelos links:

iPhone: https://goo.gl/oUKaiF
Android: https://goo.gl/uhLLWa


Forma de pontuação da competição

Existem 3 tipos de pontuações possíveis para os eventos realizados em nossa plataforma:

  • Menos pontos, com cada equipe ganhando a quantidade de pontos referente a posição no WOD, ex: 1º colocado ganha 1 ponto, 2º colocado 2 pontos;
  • Mais pontos com pontuação única, onde ganha quem faz mais pontos no total com cada WOD valendo a mesma quantidade de pontos (Ex: 100 pontos). A variação de pontuação entre as posições é fixa e esta descrita na imagem 1 abaixo;
  • Mais pontos com ponutação variável, onde ganha quem faz mais pontos no total com cada WOD valendo metade, total ou o dobro dos pontos (Ex: 50, 100 e 200 ou 100, 200 e 400). A variação de pontos é fixa de acordo com a imagem 2 abaixo:
(clique para aumentar)

50,100 e 200 100

Critérios de desempate

Nossa plataforma por padrão considera a equipe campeã, aquelas que possui a maior quantidade de melhores colocações. Em um cenário em que 2 equipes estão empatadas na pontuaçao final, serão considerados o número de 1º lugares, ou seja, aquela com maior quantidade tem melhor posicionamento. Em caso de número igual de 1º lugares, avalia-se os 2º lugares e assim por diante até estabelecer a melhor.

É possível também estabelecer algum dos wods como critério de desempate. Uma vez estabelecido, entre duas equipes empatadas na pontuação final, ganha aquela que teve a melhor posição nesse wod. Se as equipes empataram nesse wod, o critério acima é utilizado.

É possível também estabelecer um tiebreak para cada wod. O tiebreak funciona como um segundo resultado para um wod, resolvendo algum possível empate no resultado principal. Ex:

  • um wod amrap pode ter um tiebreak por tempo, onde em caso de empate entre duas equipes, ganha aquela que terminou o primeiro round em menor tempo;
  • um wod  onde é preciso achar a carga máxima, ganha aquele que achou a carga máxima no menor tempo

Determine o melhor tiebreak para cada um dos seus wods se precisar, mas lembre-se que os tibreaks aumentam ainda mais a responsabilidade dos arbitros, pois trata-se de mais um resultado a ser registrado.
São suportados 3 tipos de tiebreaks: tempo, menor valor ganha e maior valor ganha.

WODs

Construção
Ao definir os wods de seu evento, algumas considerações devem ser feitas. Não é recomendável wods de complexidade de execução muito alta que incluam exercícios muito diferentes do usual, estrutura de repetições com variações confusas e que impliquem em muitas regras para a execução. Com a ansiedade, os atletas irão se confundir mesmo para algo que aparentemente seja simples. Alem disso, gera maior dificuldade para os juizes realizarem a contagem e validação de repetições, o que irá gerar descontentamento com o evento. 
Uma simples troca de exercício, como a alteração do box jump para o box jump over, além de trazer mais dinamicidade ao evento (o box jump over é executado mais rapidamente, gerando mais competitividade) facilita para os juizes a validação das repetições já que no box jump é preciso esticar todo o corpo após saltar para a caixa.

Quando utilizados, os wods AMRAP costumam possuir um menor tempo de execução para que não se tornem enfadonhos para ser executados. Caso queira utilizá-los preocupe-se com uma melhor estruturação e variabilidade dos exercícios. Os wods AMRAP também são mais passíveis de erros nas pontuaçoes

Pontuação

For Time
Durante o evento, para os wods for time, irão ocorrer casos onde as equipes não irão conseguir executar todo o wod dentro do timecap previsto. O ideal é que tal situação ocorra o mínimo possível devido ao padrão de postagem de resultados para esse caso gerar mais trabalho para os responsáveis pela postagem de resultados no sistema. Por isso, durante a construção dos wods, leve isso em consideraçao.

Quando uma equipe não consegue terminar, as repetiçoes que não foram completadas deverão ser somadas ao timecap como segundos, gerando o resultado para a equipe. Ex:

For Time - 10 minutos de timecap
3 rounds de
30 remo
20 snatch
10 pistol

Suponha que a equipe 101 tenha executado 15 snatches do 3 round, restando 5 snatches e 10 pistols para finalizar o wod. Considerando os 10:00 do time cap acrescidos das 15 repetiçoes restantes, o tempo a ser postado dessa equipe deverá ser 10:15. Esse mesmo raciocínio deverá ser aplicados para todos os casos semelhantes.

Escadas
Para wods do tipo escada de pesos, ex:

1' para executar 1 rep de Clean & Jerk para cada peso
115lb
135lb
155lb
175lb
195lb
205lb


É comum utilizar pontos para representar a execução valida de cada um dos "degraus". O resultado final desse wod seria o somatorio desses pontos, totalizando até 6 pontos, um para cada degrau.


Cronograma


Escolha um tempo de transição entre baterias suficiente para que todos os processos necessários possam ser executados com alguma folga. Tempo maior entre wods e no intervalo para almoço possibilitam compensações nos atrasos que provavelmente irão ocorrer.

Faça simulações! Treine as transições entre baterias, wods, adicione uma margem e defina o tempo final.

Um cronograma construído deve se paracer com esse exemplo abaixo:

WOD 1

1ª bateria - 9:00
5 equipes scale

2ª bateria - 9:20
5 equipes scale

3ª bateria - 9:40
5 equipes rx

4ª bateria - 10:00
5 equipes rx

WOD 2

1ª bateria - 10:30
4 equipes scale

2ª bateria - 10:40
4 equipes scale

3ª bateria - 10:50
2 equipes scale
2 equipes rx

4ª bateria - 11:00
4 equipes rx

5ª bateria - 11:10
2 equipes rx

WOD 3

1ª bateria - 11:30
5 equipes scale

2ª bateria - 11:45
5 equipes scale

3ª bateria - 12:00
5 equipes rx

4ª bateria - 12:15
5 equipes rx

 



Súmulas

E imprescindível a conferência de todas as súmulas antes de realizar a impressão, assim como devem ser impressas o mais próximo ao evento possível para evitar possíveis re-impressões.

Apresente as súmulas aos juízes e padronize a forma de preenchimento das súmulas para que não exista dúvidas.


Tutoriais em vídeo

É imprescindível assistir os tutoriais em video para entendimento correto da construçao do cronograma e utilização do painel de controle da competição. 
Caso tenha contratado o scoreboard Light (versao mais simples, sem construção de cronograma e geração de sumulas), será preciso assistir apenas os tutoriais relacionado ao lançamento dos resultados.

Acesse a lista de tutoriais aqui: http://box.wodengage.com/knowledgebase/57/Tutoriais-para-plataforma-de-scoreboard.html


 

Esta resposta lhe foi útil?

 Imprimir este Artigo

Veja também

Como realizar o download dos dados das inscrições

Acesse a aba inscrições e aguarde o carregamento. Clique no icone de download e aguarde Um...

Como criar cupons de desconto

Criando cupons de desconto Após fazer login na plataforma de inscrições e selecionar seu...

Programa de pontos

O programa tem como principal objetivo oferecer benefícios para toda a comunidade fitness...

Como criar um ingresso para o público

Criando ingressos para o público geral (não atletas) Após fazer login na plataforma de...

Como vincular uma conta Moip

Para receber os valores das inscrições é preciso possuir um conta Wiredcard (caso ainda não...